Esterilização de mamadeiras e fórmulas lácteas



Normalmente a área de um hospital responsável pelo fornecimento de leite para neonatal, tem muitas dificuldades em definir qual procedimento a ser adotado no preparo de uma mamadeira com leite. Para melhor entender o processo temos que dividi-los e avaliá-los individualmente, como segue:

Leite em pó

Tomando como referencia o processo produtivo do leite pó da Nestlé®, temos que o produto final está totalmente livre de microrganismos viáveis, e os ensaios de qualidade realizados periodicamente no laboratório regional, demonstram que o leite em pó, na sua forma de apresentação, não precisa ser esterilizado.

Água

A água pode ser uma fonte crítica de contaminação. Mesmo com a esterilização da água, temos que tomar cuidado com a possível existência de pirogenio. Outro fator determinante é a qualidade requerida para esta água. Se ela for potável, basta ter um sistema eficiente de filtragem para garantir este requisito. Portanto a esterilização da água não se aplica quando a opção é de trabalhar com água potável. Se houver a necessidade de esterilizar a água, é importante lembrar que a autoclave deverá ter a opção de ciclo para líquidos, cuja configuração das fases de aquecimento e secagem é totalmente diferente das utilizadas nos ciclos de carga seca. Infelizmente verificamos que as autoclaves vendidas para lactário são, por um motivo de custo, muito inferiores em controle de ciclo, impossibilidade a validação de alguns ciclos.

Mamadeiras

As mamadeiras normalmente não suportam temperaturas elevadas. A sua esterilização e/ou termodesinfecção se torna necessária quando não há controle do processo produtivo e armazenagem. Existem vários complicadores com a esterilização de mamadeiras. Como estamos trabalhando com um recipiente aberto, ao esterilizarmos as mamadeiras de boca para cima, teremos ao final do ciclo, água no fundo da mamadeira proveniente da condensação do vapor. A solução aparente é de virar as mamadeiras para baixo, mas mesmo com a ausência de condensado no fundo da mamadeira, nos deparamos com o problema de garantia de esterilização, uma vez que não há nenhuma barreira (embalagem) na mamadeira que garanta que ela continuará esterilizada após a retirada de dentro da autoclave. Já ouvi muitas desculpas e respostas, afirmando que não há problema em ter água no fundo da mamadeira, pois depois ela será cheia com leite, ou então, que a mamadeira é esterilizada com o bico e portanto a parte interna está "esterilizada". Como o bico da mamadeira não é vedado, não podemos ter condensado dentro de qualquer produto que saia de uma autoclave, e não existe nenhuma barreira que garanta o estado de "esterilizada" da mamadeira, não existe razão técnica nenhuma para se esterilizar mamadeiras. O ideal neste caso é submeter-las a um ciclo de termodesinfecção, utilizando detergentes neutros na fase de lavagem.

Manipulação

Como a mamadeira com leite para neonatal precisa passar por várias fases manuais de montagem, temos aí o ponto mais crítico do lactário. Se todo o processo de preparo da mamadeira e envase for realizado de maneira asséptica, a esterilização deixa de ser requerida. Uma opção viável de preparo de mamadeiras seria dentro de capelas ou fluxos laminares de ar filtrado, que para os modelos de pressão positiva, não há como entrar ar externo dentro da região do preparo e o colaborador fica isolado por uma barreira de vidro. Cabe lembrar que estas capelas são largamente usadas pela indústria farmacêutica, para produtos muito mais críticos que o leite. O problema é romper este conceito de que a mamadeira com leite precisa passar por um ciclo de esterilização.

Para que possamos entender o que realmente acontece dentro do leite durante o ciclo de esterilização, temos que avaliar a temperatura real do leite dentro da mamadeira, durante a fase de esterilização. Duas coisas normalmente acontecem, para um ciclo de 121ºC por 15 minutos: 1) O leite nunca atinge a temperatura de 121ºC dentro da mamadeira, ou 2) O leite atinge 121ºC e sai com uma cor caramelo, indicando redução de nutrientes.

Existe ainda uma definição de ciclo pausterização que basicamente é o fato de se aquecer o alimento a determinada temperatura, e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos presentes no alimento. Se o leite em pó é isento de microrganismos e o processo de "envase" do leite é asséptico, não há presença de microrganismos.

Portanto cada instituição deverá avaliar os pontos críticos do seu lactário, gerar um protocolo de validação e validar o processo de maneira a demonstrar que os procedimentos adotados garantam a qualidade do produto final, que á mamadeira pronta para ser encaminhada para o neonatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário