Flange – Conexão de Entrada para Termopares

Os sensores de temperatura, pressão e ou umidade deverão ser instalados no equipamento de maneira a garantir o mesmo estado de operação do equipamento. Isto significa que ao instalarmos os instrumentos de medição no equipamento, estes não poderão influenciar na operação padrão do equipamento, pois durante a validação é mandatório validar o processo real.

O transmissor (sensor) de pressão se for corretamente especificado, não oferece nenhuma dificuldade de instalação e nada influenciará na operação do equipamento. O único cuidado será para equipamentos que utilizem conexões sanitárias, pois as demais normalmente são conexões de rosca de 1/2" NPT (macho ou fêmea), sendo somente necessária a utilização de um adaptador quando a rosca for de outro tamanho ou padrão.



Os termopares (sensores de temperatura) já oferecem uma grande dificuldade para serem instalados dentro do equipamento, principalmente naqueles que trabalham com pressão positiva e/ou negativa, como esterilizadoras a vapor, liofilizadores, estufas à vácuo, etc. Como os termopares precisam ser instalados dentro dos produtos ou em contato com a superfície dentro do equipamento, o meio de condução dos valores mensurados é o próprio cabo termopar até o aparelho de aquisição de dados, e normalmente são utilizados 12 pontos de medição, surge a necessidade de se passar pela parede do equipamento 12 cabos, e esta passagem terá que ser fechada para garantir a operação padrão do equipamento.

A solução mais imediata, adotada por alguns, é de se passar os sensores pela porta do equipamento, usando a própria guarnição da porta como material de vedação. Ocorre é que a vedação da porta foi projeta para vedar superfície plana, e no momento que colocamos um fio entre a guarnição de vedação e a porta, esta não consegue vedar totalmente aquele ponto, influenciando na operação do equipamento, e por conseqüência, não se consegue reproduzir a condição real de operação, tornando todas as medições invalidas.

Uma solução prática é a confecção de uma "flange" específica para passagem de fios e que possua na extremidade de conexão com o equipamento, uma rosca de 1" NPT, convertendo assim numa conexão no equipamento similar ao do transmissor de pressão acima, onde o único cuidado é de se garantir a vedação da rosca com fita de vedação (fita veda rosca de hidráulica), deixando o problema de vedar os fios para a "flange", a qual terá na sua superfície de vedação, um "sanduiche" de material de vedação.
 
A base da flange (parte B) terá um orifício interno de 1" por onde passaram os termopares, e na sua face haverá uma guarnição, com o mesmo diâmetro do orifício interno, de silicone, com durometria de 0,5. Esta face será vedada com um tampa (parte A) com o mesmo diâmetro, e na face que entrará em contato com a flange haverá também uma guarnição de mesmo material. A tampa será fixada na flange através de 4 parafusos. Como o fio (cabo termopar) irá passar pelo meio de duas guarnições, como um sanduiche, teremos assim uma vedação adequada, garantindo assim a operação padrão do equipamento.


Esta flange já foi desafiada várias vezes, através de testes de estanqueidade (leak test) em diversos tipos de equipamentos, e se mostrou eficaz em 100% das vezes.

Um comentário:

  1. I was searching for such thermocouple terms and came across to your post. It was really helpful to me.
    _______________
    Heating Element Wires

    ResponderExcluir