Sistema de Controle e Alarme

Por: Paulo Roberto Laranjeira

Quando trabalhamos com dois equipamentos de refrigeração, torna-se necessário a elaboração de um programa de funcionamento destes equipamentos, para que ambos estejam sempre aptos a operar. Caso isto não seja realizado, o equipamento que ficar mais tempo parado irá a médio prazo apresentar problemas e não irá funcionar corretamente. Outro problema é que normalmente as falhas mecânicas destes sistemas de refrigeração ocorrem fora do horário padrão de trabalho, e se não houver um sistema automático para inverter os equipamentos, o objetivo de se ter um segundo equipamento de reserva deixa de fazer sentido.

Não se deve utilizar como parâmetro de monitoramento e alarme os valores fornecidos pelo próprio controlador do equipamento, pois caso haja uma falha com este controlador, teremos uma indicação falsa de que o equipamento está funcionando corretamente. Portanto, o sistema remoto de alarme, deverá ser também acionado por outro dispositivo.

Deve-se solicitar também que todos os instrumentos de controle e registro de temperatura, bem como os seus respectivos sensores, deverão estar calibrados, sendo que os padrões utilizados deverão ser rastreados à RBC (Rede Brasileira de Calibração), respeitando as faixas de trabalho de cada equipamento, e deverá constar da documentação de entrega os respectivos certificados de calibração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário