Supervisório

Por: Paulo Roberto Laranjeira

Esse sistema deverá monitorar e indicar a temperatura dentro da câmara fria, e se a temperatura ficar abaixo de 2ºC ou acima de 8ºC, por mais de 2 minutos, deverá desligar o sistema de refrigeração principal, soar um alarme, indicar através de uma lâmpada qual equipamento apresentou a falha, e acionar o sistema de refrigeração reserva. O alarme áudio visual deverá ficar acionando até ser reconhecido pelo usuário. Se o sistema de refrigeração reserva não conseguir atingir a faixa de operação (2 a 8ºC) em 15 minutos, deverá ser desligado e um outro alarme, áudio visual, deverá ser acionado, indicando falha nos dois sistemas. Esse supervisório deverá permitir a seleção do sistema de refrigeração entre principal e reserva, para que o usuário possa a cada 30 dias fazer a inversão de operação dos sistemas de refrigeração. Deverá ser previsto também um by-pass desse controle (desligar o supervisório e manter os condensadores da câmara funcionando), para que os sistemas possam operar independente dele.

Lógica de funcionamento dos compressores
  • O compressor que estiver no momento como primário será o responsável mestre pelo controle da temperatura da câmara. O secundário somente entrará em funcionamento caso o primário não consiga manter a temperatura baixa e alta ou se o mesmo parar de funcionar por qualquer motivo.
  • Caso o compressor secundário entrar em funcionamento com o primário parado, deverá ser acionados um alarme áudio-visual no painel e um alarme externo (lâmpada e/ou sirene), sendo responsabilidade do fornecedor deixar contatos de relés auxiliares disponíveis.
  • O controle de temperatura da câmara deverá ser realizado por 1 (um) controlador de processo microprocessado. A temperatura de trabalho será de 2 a 8 ºC e não poderá atingir estes extremos. Caso isto ocorra, deverá ser acionados uma alarme audio-visual no painel e um alarme externo (lâmpada e/ou sirene), sendo responsabilidade do fornecedor deixar contatos de relés auxiliares disponíveis.

Compressor primário                      Compressor secundário                       Status
        Desligado                                         Desligado                                       SP ≤ 3ºC
          Ligado                                            Desligado                                  7 > SP ≥ 5ºC
          Ligado                                              Ligado                                         SP ≥ 7ºC
         Desligado                                           Ligado                          Compressor primário com defeito – (Alarme de defeito)

SP = variável de processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário